top of page

Traço de Caráter Esquizoide: o mestre dos mundos paralelos

  • Foto do escritor: Luan Ribeiro
    Luan Ribeiro
  • 18 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 1 de mai.

O traço Esquizoide é o primeiro a se formar, na fase da gestação, parto e primeiro mês de vida. Muitos de nós pensamos no nascimento como o início de tudo, mas na verdade, nosso desenvolvimento começa bem antes, influenciado por estímulos que recebemos ainda dentro do útero.


traço de caráter esquizoide o corpo explica

Período de Formação: Gestação.

Período: Intrauterino a 1 mês.

Região Mielinizada: Cérebro.

Dor existencial: Sentir-se rejeitado.

Recurso: Criatividade, imaginação e capacidade de raciocinar.


Momento de formação e dor existencial


Durante a gestação, todas as energias necessárias para o controle e sensação estão focadas no cérebro. Cada traço de caráter que desenvolvemos está ligado a uma dor existencial, uma dor tão intensa que nosso corpo e mente se adaptam para não ter que enfrentá-la novamente. Para o traço Esquizoide, essa dor é a rejeição, uma dor que a criança carrega consigo por toda a vida.


Essa sensação de rejeição não é causada intencionalmente pela mãe, mas é uma consequência das circunstâncias que ela pode estar vivendo, como dificuldades financeiras, psicológicas ou físicas, que afetam o ambiente do útero. Isso acontece de maneira involuntária e depende única e exclusivamente da percepção que essa criança tem do mundo a sua volta, ou seja, o útero. Quando o bebê se mexe e percebe que seu mundo parece piorar, ele pode sentir como se estivesse sendo rejeitado pelo próprio útero.


A mãe fica preocupada com os problemas e ansiedade da vida, seu corpo entra em estado de alerta e aciona mecanismos de sobrevivência. O útero passa a receber menos sangue e fica tenso, duro e frio. Isso geralmente acontece quando a criança se mexe.


A mente do bebê percebe que o caminho para sobreviver é se mexer, ou existir o mínimo possível. É como se a criança pensasse: “Sempre que eu existo, alguma coisa ruim acontece e o meu mundo fica pior. Se eu incomodar, eu serei rejeitado. É melhor não existir. Esse mundo não está me querendo, então, é melhor não existir.”

Por isso, ela desliga o corpo e concentra a energia na cabeça, onde está acontecendo a mielinização, evitando o máximo possível se mexer. É como se o corpo dele não fosse mais tão importante. Ele vai viver dentro da cabeça, em um mundo que ele criou para não se sentir rejeitado.


Para lidar com esse sentimento, a criança concentra suas energias no cérebro, onde começa a ter mais controle e sensação. É assim que o traço Esquizoide se desenvolve, como um mecanismo de defesa contra a dor da rejeição.


Recursos do traço Esquizoide


Mas nem tudo é negativo quando se trata dos traços de caráter. Uma pessoa com o traço Esquizoide desenvolve habilidades incríveis para lidar com a rejeição e viver o mundo da melhor forma possível. Uma dessas habilidades é a imaginação, que se torna um recurso valioso. O Esquizoide é capaz de racionalizar, imaginar e criar a partir de sua mente, tornando-se um elo entre o mundo real e o imaginário.


Essa energia criativa é fundamental para o desenvolvimento de novos projetos, produtos e ideias. Quando pessoas com o traço Esquizoide conseguem trazer suas experiências e estímulos para o mundo real, elas alcançam uma realização verdadeira e são capazes de construir coisas únicas.


Formato do corpo


Além da mente, o corpo também é moldado pelo desenvolvimento dos traços. As características físicas do Esquizoide incluem:


  • Cabeça proporcionalmente maior e mais alongada, com uma testa proeminente;

  • Olhos grandes e desconectados, muitas vezes acompanhados de olheiras e óculos;

  • Lábios finos e menos coloridos;

  • Um corpo magro, com ombros marcados;

  • Nádegas menos volumosas;

  • Pernas delgadas, com joelhos que podem parecer travados para trás ou em formato alicate.


Gostou de conhecer um pouco do traço Esquizoide? Continue acompanhando nossos conteúdos para aprender mais sobre os traços de caráter e saber como usá-los a seu favor.


Inscreva-se para receber as notificações sempre que uma matéria nova for postada.

Comentários


bottom of page